quinta-feira, 5 de julho de 2012

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora à Luz do Concílio Ecumênico Vaticano II

As cinco Urgências na 
Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil

1ª Urgência: Igreja em estado permanente de missão.

Temos de sair de nós mesmos, de nossas comunidades, de nossas pastorais, de nossos movimentos, de toda a estrutura que edificamos e ir aonde as pessoas estão; não somente ficar à espera delas, mas procurá-las para falar de Jesus Cristo e dos valores do Evangelho.

2ª Urgência: Igreja: Casa da iniciação à vida cristã.

A catequese, como a conhecemos hoje, está ultrapassada e já não evangeliza mais como eficiência. Isso que dizer que ela estava errada? Não, mas que precisa ser urgentemente atualizada.

3ª Urgência: Igreja: Lugar de animação bíblica da vida e da pastoral.

A Sagrada Escritura é a Palavra de Deus que ilumina os cristãos enquanto discípulos missionários de Jesus presentes em todo o mundo. Para tanto ela deve ser manuseada, refletida, rezada, vivida, amada. A comunidade é o lugar por excelência aonde devemos nos deixar entusiasmar pela Bíblia e pela sua proposta de um mundo novo, encarnada e concretizada em Jesus.

4ª Urgência: Igreja: Comunidade de comunidades.

Vivemos numa época em que somos orientados ao individualismo e ao subjetivismo, inclusive na fé. Tendo consciência do valor e do significado da adesão pessoal a Jesus, não podemos professar e praticar a fé de forma coerente se não o fizermos em comunidade.

5ª Urgência: Igreja a serviço da vida plena para todos.

O nosso Deus é Deus da vida, e não da morte! Ser cristão é sinônimo de ser anunciador, defensor e promotor da vida. A ambição desenfreada, a avareza desumanizadora e o egoísmo exterminador pisoteiam a vida e ferem a dignidade humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.