domingo, 24 de agosto de 2025

24 de agosto - Neste quarto domingo do mês vocacional vamos rezar de modo particular pela VOCAÇÃO PARA OS MINISTÉRIOS E SERVIÇOS NAS COMUNIDADES

 

Ser leigo atuante é ter consciência do chamado de Deus a participar ativamente da Igreja e do Reino contribuindo para a caminhada e o crescimento das comunidades rumo a Pátria Celeste. Assumir esta vocação é doar-se pelo Evangelho e estar junto a Cristo em sua missão de salvação e redenção.

Esses chegam aonde o sacerdote não chega, levando a luz de Cristo aos ambientes de trevas, de pecado, de injustiça, de violência, de opressão e de maldade. E, assim, levando tudo a Deus, o leigo contribui para o louvor do Criador.

Constrói o mundo pelo trabalho, colocando na obra de Deus a sua assinatura e propagando todas as maravilhas que o Senhor criou e que faz em nossas vidas. Celebra-se então, a vocação de todos os leigos que, dedicam suas vidas para os serviços pastorais e missionários.

Seja na liturgia, ministério de música, ações de caridade ou nas diversas pastorais e movimentos existentes, os leigos são vocacionados incansáveis que contribuem para a caminhada e o crescimento da comunidade.

O leigo tem como vocação própria, procurar o Reino de Deus exercendo funções no mundo, no trabalho, mas encaminhando e guiando-se segundo o plano e a vontade de Deus. São chamados e aceitam ser “sal da terra e luz do mundo”.

A vocação para os ministérios e serviços nas comunidades é uma resposta generosa ao chamado de Deus que ressoa no coração de quem deseja servir com amor e dedicação ao povo de Deus. Esses ministérios são formas concretas de viver o Batismo, colocando dons e talentos a serviço da Igreja e da evangelização.

O que significa essa vocação? 

• É um chamado de Deus a servir, inspirado pelo exemplo de Jesus, o Servo por excelência. 

• É um compromisso de fé, assumido com responsabilidade e espírito fraterno. 

• É uma missão na Igreja, realizada nas mais diversas funções: ministros extraordinários da Eucaristia, leitores, catequistas, animadores de comunidades, agentes de pastoral, músicos, acolhedores, zeladores, entre outros.

Fundamento bíblico 

Há diversidade de dons, mas um mesmo Espírito. Há diversidade de ministérios, mas um mesmo Senhor.” (1Cor 12,4-5) 

Deus distribui seus dons a cada um, chamando todos à participação ativa na edificação da comunidade.

Finalidade dos Ministérios 

• Evangelizar com amor e testemunho. 

• Animar a vida litúrgica e pastoral. 

• Promover a comunhão e a missão. 

• Ser sinal da presença de Cristo no meio do povo.

ORAÇÃO PELA VOCAÇÃO AOS MINISTÉRIOS E SERVIÇOS
Senhor Jesus, que vieste para servir e não para ser servido, desperta em nossas comunidades corações generosos e disponíveis para os ministérios e serviços.
Que cada pessoa descubra sua missão na Igreja e responda com alegria ao teu chamado. Fortalece os que já servem com amor e suscita novos servidores segundo o coração do Bom Pastor. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.