quinta-feira, 31 de julho de 2025

31 de julho - SANTO INÁCIO DE LOYOLA

 


Santo Inácio de Loyola (1491–1556) foi o fundador da Companhia de Jesus, os Jesuítas, e é um dos grandes santos reformadores da Igreja Católica no século XVI.
Mestre do discernimento espiritual e exemplo de entrega total à vontade de Deus.
Sua vida é marcada por uma profunda conversão espiritual e por um legado duradouro de educação, espiritualidade e missão.
Nascimento: 1491, em Loyola, no País Basco (Espanha).
Juventude: Foi um cavaleiro da corte e teve uma vida voltada à vaidade e glória mundana.
Conversão: Ferido em batalha (1521), teve que se recuperar, e durante a convalescença leu a vida de Jesus e de santos. Essa experiência transformou seu coração.
Vida espiritual: Abandonou a vida militar e passou a buscar a vontade de Deus com intensidade. Retirou-se para oração e penitência em Manresa, onde escreveu os primeiros rascunhos dos Exercícios Espirituais.
Estudos e missão: Estudou teologia em Paris, onde formou um grupo de amigos com quem fundaria a Companhia de Jesus em 1534.
Fundação dos Jesuítas: Aprovada pelo Papa em 1540, a Companhia se dedicou à educação, missões e defesa da fé católica.
Morte: Faleceu em 31 de julho de 1556, em Roma.
Legado Espiritual:
Exercícios Espirituais: Obra-prima de discernimento e aprofundamento na relação com Deus.
Discernimento dos espíritos: Um dos maiores ensinamentos de Inácio é a importância de escutar os movimentos interiores da alma para reconhecer a vontade de Deus.
Formação e educação: Os jesuítas criaram colégios e universidades em todo o mundo, focando na excelência acadêmica e na formação integral do ser humano.
Missão: O lema da Companhia de Jesus é "Ad maiorem Dei gloriam" — Para a maior glória de Deus.

ORAÇÃO A SANTO INÁCIO DE LOYOLA
ORAÇÃO A SANTO INÁCIO DE LOYOLA Ó glorioso Santo Inácio de Loyola, servo fiel de Cristo e mestre da oração, tu que encontraste Deus em todas as coisas e entregaste tua vida ao serviço do Evangelho, ensina-nos a buscar sempre a maior glória de Deus. Alcança-nos a graça do discernimento, para que, em meio às decisões da vida, possamos escutar a voz do Senhor com clareza e segui-Lo com generosidade.
Tu que disseste: “Tomai, Senhor, e recebei toda a minha liberdade…”, ajuda-nos a confiar plenamente em Deus, a deixar de lado nossos medos e vaidades, e a servir com amor onde Ele quiser nos enviar.
Santo Inácio, pai espiritual de tantos corações, intercede por nós para que sejamos corajosos na fé, humildes na missão e alegres no caminho do Reino. Amém.
Santo Inácio de Loyola, rogai por nós!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.