quinta-feira, 25 de agosto de 2011

MISSÃO NO EVANGELHO DE MATEUS - 2ª parte

A MISSÃO NASCE NO CORAÇÃO DE DEUS

         A vida e comunhão de amor da Santíssima Trindade é a origem, a fonte, o fundamento e fim último da missão. Desde que nos foi revelado o mistério trinitário de Deus, sabemos que a categoria missão é essencial para entender o próprio Deus. Deus é missão e o primeiro ato dessa missão é a criação. Nela o Pai, através da Palavra (Logos) e do Espírito (Ruah), cria o paraíso terrestre, com todas as suas realidades. Ao criar o ser humano o criou homem e mulher e confiou-lhe uma missão específica: assumir em obediência sua condição de criatura, viver a comunhão formando um só corpo, gerar vida, cuidar e cultivar o paraíso terrestre.
         Contemplando a Trindade percebemos que Jesus tem consciência de ser o “enviado” ao mundo pelo Pai. O Pai também envia o Espírito, tanto no Antigo como no Novo Testamento, que se faz presente no mundo em diversas ocasiões e de diversas formas. Após a Ressurreição, Pai e o Filho enviam o Espírito para que conduza a missão da Igreja. Este dinamismo revela que a missão faz parte do ser divino.

A MISSÃO NO NOVO TESTAMENTO

         No Novo Testamento não temos a descrição da missão como a temos hoje. Nem mesmo o termo missão é empregado. Porém, são utilizadas muitas expressões que se referem à dinâmica da missão, entre as quais encontramos com freqüência os verbos ungir, consagrar, enviar, anunciar, pregar. Exemplos: pregar a conversão (Mc 3, 1; Lc 3,3), proclamar o Reino (Lc 9,2), anunciar a Palavra de Deus (At 13,5), pregar que Jesus é o Filho de Deus (At 9,20).
         A finalidade da missão, na perspectiva do NT, é testemunhar e anunciar a experiência do amor de Deus que se manifesta na vida, na história e, de maneira definitiva, na vida, morte, ressurreição e glorificação de Jesus.

ESQUEMA MISSIONÁRIO DO NOVO TESTAMENTO

CARACTERÍSTICAS DO MISSIONÁRIO:

- É alguém que foi escolhido, chamado e enviado, no caso de Jesus pelo Pai, por parte de Jesus, ou por parte dos Apóstolos e da comunidade (Mt 4,18-22; 10,16).
- É aquele que deve anunciar, pelo testemunho de vida e pela palavra, a Boa Nova do Reino e do Cristo Ressuscitado (Mc 6,7-13; 1Cor 15,1-4).
- É aquele que tem poder de realizar sinais que comprovam a autenticidade da missão recebida (At 5,12-16; 14,3; 19,11-12; Rm 15,18-19).
- É alguém que realiza a missão numa atitude de serviço e entrega total àquele que o enviou (At 1,17,25; 20,22-24; 2 Cor 11,23-29).
- É alguém que recebe o Espírito Santo e se deixa guiar por Ele (Mt 10,16; Jo 20,22).
- É aquele que caminha em direção da humanidade, não se acomoda, mas faz de tudo para que todos tenham a graça da redenção (Mt 28,18-20; At 22,21; 26,17-18).

TEXTOS:

Missão de Jesus – Mt 4,23-25
Origem da Missão – Mt 9,35-38
Sermão da Missão -  capítulo 10 (missão dos apóstolos)
Missão de João Batista – Mt 11,7-15
Missão a serviço da vida – Jesus liberta e protege a vida de todos os males: do abandono (Mt 9,36); da lei que oprime e mata (Mt 5,38-42); da injustiça (Mt 5,20).
Missão deixada pelo Ressuscitado (Mt 28, 16-20) – A missão tem como primeiro objetivo “fazer discípulos” mediante a pregação e o ensino daquilo que Jesus fez e ensinou. O endereço da missão é o mundo, são todos os povos e culturas. Jesus diz: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”.
Portanto a missão da  igreja é evangelizar (DA 1.3–30)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.