quarta-feira, 24 de agosto de 2011

MISSÃO NO EVANGELHO DE MATEUS - 1ª parte

MISSÃO A SERVIÇO DA VIDA PLENA

            A V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe realizada em Aparecida do Norte, em 2007, colocou no centro da reflexão o tema da Missão. Ele é muito atual, porém não é novo.
            Se lermos atentamente a Bíblia, veremos que a missionariedade é o fio condutor que perpassa toda a história da salvação desde o agir trinitário na criação, passando pela eleição e caminhada do povo que Deus escolheu para ser seu povo, pelos profetas e pelo envio de seu Filho Jesus.
            Se tomarmos a história da Igreja, do nascimento aos dias atuais, também veremos que a missão é o fio condutor dessa caminhada.
            Diante do apelo da igreja da América latina e do Caribe de todos serem discípulos e missionários, convém aprofundar alguns aspectos da missão para clarear as razões do ser missionário.

O QUE É MISSÃO?

            Quando falamos ou ouvimos falar de missão, normalmente, pensamos logo em encargo, tarefa, incumbência ou serviço a ser realizado, e em diferentes tipos de missão: espacial, científica, cultural, militar, de paz. Pensamos, também, em alguém enviado para tal tarefa ou serviço.
            Quando ouvimos falar de missão no sentido religioso e eclesial, muitas vezes, vem em nossa mente alguém que deixa sua terra e vai a uma terra distante para falar de Deus, converter ao cristianismo ou organizar a Igreja onde ainda não existe ou está em formação. Vêm à mente, ainda, algumas pessoas: religiosas, religiosos, sacerdotes ou leigos que se dedicam a alguma atividade que dizemos que é missionária. Em outras situações vem a idéia de pessoa que fazem tudo para “converter adeptos” a determinada igreja ou religião.
            Este modo de pensar tem sua razão de ser. Contudo, a missão engloba uma realidade ampla e complexa que necessita ser aprofundada e que diz respeito a todos os batizados.
            Como horizonte amplo, podemos dizer que a missão é a mediação salvífica de Deus na história, pois Deus quer que todas as pessoas se salvem. Em outras palavras, quer que todos experimentem seu amor e participem plenamente de sua vida: “que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Ou conforme a Conferência de Aparecida, que todos participem do “Reino da vida que Cristo veio trazer” (DA 358). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.