sábado, 6 de agosto de 2011

Evangelho segundo Mateus - O Pai de misericórdia

Os talentos Mt 25,14-30.   A quantidade não interessa tanto embora aqui seja significativa. De fato, um talento equivalia a 6.000 dracmas. Com cinco dracmas podia-se comprar um boi. Quem recebesse 10 talentos poderia comprar 12.000 bois. Bela boiada! Não vamos pensar tanto em qualidades mas aqueles dons temporários que a gente recebe em benefício da comunidade. Creio que cada um de nós já recebeu muitíssimas vezes dons especiais para ocasiões especiais. É possível que nunca se tivesse dado conta. Enumerar uma lista dos talentos que você deverá ter. Deus não se deixa superar. Ele não é mesquinho! . Não parar enquanto não tiver experimentado uma alegria incontida!
Podemos também tomar estas citações sobre o Pai. Há algumas citações em negrito que vão ser comentadas logo abaixo. Como o Espírito é presença também pessoal é importante deixá-lo falar . Pode-se ler uma vez. Reler . Reler. Se alguém quiser insistir e ler dez vezes o mesmo trecho com a esperança de que o Espírito lhe aponte uma Palavra... 
O Pai de vocês: 5,16.45.48; 6,1.4.6.8.9.14.15.18.26.32; 7,11; 10,20.29; (13,43; 16,27); 23,9
O meu Pai: 7,21;10,32.33.37; 11,25-27; 12,50; 15,13; 16,17; 18,10.14.19.35; 20,23; 24,36;25,34; 26,29.39.42.53
11,28-30: “No nosso texto, é Jesus, revelador do Pai e da sua vontade, que dirige um convite urgente a todos aqueles que estão cansados e oprimidos (a imagem do jugo que se coloca sobre o pescoço do animal de carga). Trata-se do povinho, sobre cujos ombros os doutores da lei e os fariseus tinham imposto jugos demasiado pesados para serem levados (23,4). De fato, tinham construído, ao redor da lei de Deus, uma espessa cerca de prescrições minuciosas que, sob o peso de uma observância rígida e escrupulosa, sufocava o impulso obediente da liberdade do homem” (Barbaglio, pg. 197).  É bom a gente pensar o que estamos fazendo em nossas celebrações e homilias. Elas fazem com que o povo venha com gosto? Ou nós temos que ameaçar com todas as ameaças apocalípticas que atingirão aqueles que não vem temerosos às nossas celebrações?  Quanta carga nós impomos ao povo? Já pensaram que coisa linda termos à nossa volta uma comunidade que obedece com alegria as disposições salvadoras do Pai?
Mt 5,16 : Quando as pessoas começarem a glorificar a Deus por causa da nossa luz então nós seremos certamente a extensão da misericórdia do Pai. As pessoas não estão glorificando a Deus? Então a nossa luz anda fraca ou não está nem acesa. Mt 13,43: O brilho dos justos é como o brilho do sol no reino do Pai. Quem não deveria se sentir atraído por um belo sol que tudo ilumina e aquece? Crianças, jovens, adultos e velhos deveriam poder olhar para a nossa comunidade com a certeza de que ela é um sol para a vida.
Mt 6,8 : “O Pai já sabe de vossas necessidades antes mesmo de pedirdes” : O que nós não sabemos é a vontade do Pai a nosso respeito. Este caminho de descoberta da vontade do Pai precisamos fazer. Oração é sobretudo debruçar-se diante do Pai para saber dele o que Ele quer.O Papa João Paulo II já o diz na Carta às Famílias.
Mt 6,26 : “Olhai as aves do céu: não semeiam nem colhem nem guardam em celeiros e, no entanto, o Pai celeste as alimenta. E vós não valeis muito mais do que elas? A nossa tentação é ajuntar coisas. Às vezes temos tantas coisas atiradas nos cantos que chegam a apodrecer. Temos medo de dar quando são boas e temos vergonha quando apodreceram!
“Mt 7,11: “Se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais o Pai, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem”. Seria muito interessante enumerar cinco coisas que eu acharia que o Pai deveria dar para mim.
Mt 12,50: “Todo aquele que fizer a vontade do Pai, que está nos céus, este é meu irmão e minha irmã e minha mãe”. Alegremo-nos. Não é tão complicado ser da família de Jesus!!
Mt 18,11: ”a vontade de vosso Pai celeste é de que não se perca nem um só destes pequeninos”. Então, mãos à obra. Quantos serão os pequeninos em minha paróquia que a comunidade deve ir procurar?
Mt 18,35: “Assim também fará convosco meu Pai celeste se cada um não perdoar seu irmão de todo o coração”. A insistência sobre o perdão é muito grande. Já vimos. Se alguém, no entanto, ainda se sente tocado, permaneça no tema. Deus pode estar sugerindo algo muito importante!
Pe. José Bonifácio Schmidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.